Vídeo da Universidade de S. Paulo.
domingo, 12 de dezembro de 2010
Deficiente físico a dançar
Vejam o vídeo emocionante :)
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=BjzPEeGdORY
Actividade "Um dia diferente"
Caros leitores,
Como é do vosso conhecimento, no dia 3 de Dezembro fizemos uma actividade na Unidade Funcional de Arganil da APPACDM para a comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que teve como título "Um dia diferente". A actividade teve início às 14h30 e fim às 16h00.
Esta actividade teve como objectivos:
- Conhecer o modo de vida dos utentes;
- Conseguir ter uma melhor percepção das dificuldades destas pessoas;
- Aprender a lidar com eles;
- Proporcionar um dia diferente aos utentes do APPACDM.
- PE: Educar para a cidadania: Saúde e participação cívica.
Actividades realizadas:
- Jogo de Apresentação - "Jogo do novelo de lã": quem tinha o novelo dizia o seu nome e onde morava, formando-se uma espécie de teia no final de todos agarrarem uma ponta do novelo de lã. A teia de aranha representa a união entre todos, pois durante essa tarde estivemos todos juntos a divertirmo-nos e a aprender coisas novas.
- Momento musical: tocámos e cantámos com os utentes diferentes músicas (“Não sei quem te perdeu” de Pedro Abrunhosa, “Maria” dos Xutos e Pontapés, “Por quem não esqueci” da Sétima legião e “Intervalo” do Perfume e Rui Veloso). Os utentes sabiam todas as músicas de cor e mesmo os que não falavam batiam palmas ou sorriam, o que interessa é que eles estavam a gostar muito!
- Trabalhos manuais - Origami: ensinámos a fazer um copo em Origami. Cada elemento do grupo ajudou os utentes a fazerem as várias estapas de dobragem até fazerem um copo.
- Oferta de lembranças aos utentes num copo feito em Origami e oferta de animais feitos através da mesma técnica.
- Jogo dos balões (com e sem rebuçado): os balões foram colocados todos no chão e chamaram-se os vários utentes, um a um, para rebentar os balões com o pé, até rebentarem um balão que possuía o rebuçado, quando isso acontecia o utente ia para o lugar e dava-se a vez a outro utente.
Foto da actividade:
sábado, 11 de dezembro de 2010
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinalou-se no passado dia 3 de Dezembro de 2010, sexta-feira. Esta é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objectivo de promover uma maior compreensão dos assuntos referentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Deste modo, procura aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural.
Para a comemoração deste dia fizemos uma actividade na Unidade Funcional de Arganil da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Coimbra, publicámos alguns cartazes na Escola Secundária de Arganil e elaborámos alguns marcadores de livros.
Cartazes elaborados:
Marcadores de livros:
sábado, 20 de novembro de 2010
Projecto Super-Atleta Pequim 2008
"A Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes iniciou em 2006 o Projecto SuperAtleta Pequim 2008 que, sendo um projecto de marketing e comunicação, visa captar parcerias e patrocínios que permitam com qualidade e dignidade proporcionar aos Atletas Paralímpicos os meios e as condições que necessitam para a sua preparação desportiva, com as exigências da Alta Competição. Um dos filmes da campanha, realizados pela BBDO, foi finalista em Cannes em Junho passado no Festival Internacional de Publicidade."
Vejam o filme !
Fonte: http://www.cantic.org.pt/
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Divulgação do Blog
Hoje divulgámos finalmente o nosso blog. É do nosso agrado que o vão consultando para verem as novidades e as actividades do nosso projecto e, claro, que deixem a/o vossa/o opinião/conselho.
Divulguem :D
domingo, 7 de novembro de 2010
Reflectir
Por vezes, nós limitamo-nos a observar as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência sem reflectirmos nas dificuldades que as pessoas em causa têm de ultrapassar no seu dia-a-dia. Com o desenvolvimento do nosso projecto pretendemos contrariar esta tendência através da sensibilização, porque, na maior parte das vezes, o que nos limitamos a ver, pode representar um motivo de sofrimento para a pessoa em causa!
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Objectivos do Projecto
- Conhecer o modo de vida das pessoas com deficiência;
- Conseguir ter uma melhor percepção das dificuldades destas pessoas;
- Aprender a lidar com elas;
- Estudar algumas doenças de que as pessoas sofrem e que dão origem a certas deficiências;
- Alargar a nossa visão acerca das dificuldades das pessoas com deficiência;
- Sensibilizar a população em geral;
- Educar para a cidadania: Saúde e Participação cívica.
O Grupo
O grupo somos nós...
Beatriz Tavares, Joana Simões, Marina Lourenço, Carolina Lopes, João Susano, Mariana Nunes
Subscrever:
Mensagens (Atom)